Português Italian English Spanish

Prefeitura realiza Avança Saúde Hipertensão em todas as UBS's neste sábado (30)

Prefeitura realiza Avança Saúde Hipertensão em todas as UBS's neste sábado (30)


Serão realizados exames, atendimentos médicos, busca ativa de hipertensos não diagnosticados, aplicação de vacinas e atividades educativas de prevenção às doenças cardíacas e promoção de qualidade de vida

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, neste sábado (30), o Avança Saúde Hipertensão em suas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A ação, referente ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, celebrado na última terça-feira (26), ocorrerá das 8h às 17h.

O Avança Saúde Hipertensão tem o objetivo de intensificar a assistência à saúde dos munícipes no contexto pós-pandêmico. Por isso, ao longo de todo o dia, haverá aferição da pressão arterial, peso, altura, cálculo do índice de massa corporal (IMC) e circunferência abdominal, além de estratificação de risco cardiovascular, consulta médica, orientação quanto ao uso racional de medicamentos, nutrição, entre outros.

A ação, realizada por meio da Secretaria-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs) da SMS, faz parte das ações de promoção à saúde e às Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), realizadas ao longo dos meses de abril e maio na rede SUS da capital.

As UBSs participantes da programação também promoverão rodas de conversa sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), busca ativa de hipertensos não diagnosticados com agentes comunitários de saúde para sensibilização da importância do monitoramento da pressão arterial, aplicação de vacinas, além de avaliação e triagem de risco para o câncer bucal.

"Esse é mais um importante trabalho da SMS com foco na promoção do autocuidado e prevenção de doenças cardíacas e do acidente vascular cerebral. Para isso, mobilizamos toda a nossa rede para o monitoramento e assistência médica de portas abertas, além de informar a população quanto aos benefícios da nutrição e da mudança no estilo de vida”, diz a secretária-executiva da Seabevs, Sandra Sabino.

As UBSs podem ser encontradas por meio da plataforma Busca Saúde no endereço: (http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/).

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

SP, 28/04/22

RB - GRN