Português Italian English Spanish

IPEM-SP REALIZA OPERAÇÃO FERIAS SEGURAS E ENCONTRA IRREGULARIDADES

IPEM-SP REALIZA OPERAÇÃO FERIAS SEGURAS E ENCONTRA IRREGULARIDADES


Colchões, dispositivo de retenção infantil, eletrodomésticos e pneus, foram os itens fiscalizados na capital, Americana, Guaratinguetá e São José do Rio Preto

Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, realizou no período de 4 a 8 de julho, na capital, Americana, Guaratinguetá e São José do Rio Preto, a operação Férias Seguras, com foco em produtos certificados, entre eles, colchões, dispositivo de retenção infantil, eletrodomésticos e pneus. 

No total, foram fiscalizados 142 estabelecimentos, sendo 4 (2,8%) autuados. Dos 9.933 produtos fiscalizados, 22 (0,3%) estavam irregulares.  

As autuações ocorreram em estabelecimentos nas cidades de Americana, Guaratinguetá e São José do Rio Preto.  

Em Americana, os fiscais encontraram colchão de mola da marca Americana comercializado sem a certificação de conformidade. O estabelecimento, Tambarucci & Tambarucci Ltda, localizado à rua Caiobá, nº 177, no Jardim Santana, foi autuado.  

Em Guaratinguetá, na Móveis Esplanada Ltda, localizado à praça Benedito Meirelles, nº 10, centro, a equipe de fiscalização detectou a venda de colchão da marca Umaflex com instruções de conservação com todos os símbolos negativados, sem a informação da frase “produto descartável”. 

Em São José do Rio Preto, na Euclair Terezinha T. da Silva, localizada à rua dos Estudantes, nº 2.717A, Vila Aeroporto, foi detectado grill elétrico da marca Max Grill, com ausência do selo de identificação da conformidade do Inmetro.  

Não foram detectadas irregularidades nos estabelecimentos fiscalizados na capital. 

A operação Férias Seguras teve como finalidade coibir a comercialização de produtos que não tenham evidenciado a sua conformidade aos requisitos mínimos de segurança. 

Os itens fiscalizados nessa operação estão inseridos em Programas de Avaliação da Conformidade compulsórios e estão sujeitos às ações de vigilância de mercado executadas pelo Inmetro e seus órgãos delegados, como o Ipem-SP, promovendo o aumento da confiança do consumidor em relação à segurança e desempenho dos produtos comercializados no mercado nacional, além de assegurar a justa concorrência, coibindo práticas irregulares. 

As empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão. 

Ipem-SP 

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa do IPEM

SP, 12/07/22

GRN